O consumidor 5.0 é um tipo mais conectado na internet e domina o digital como ninguém. 

O consumidor 5.0 busca uma boa experiência de compra e por isso procura lojas com o mesmo pensamento que ele, além de produtos de boa qualidade e com o preço baixo. 

Sendo assim, o seu e-commerce precisa estar preparado e adaptado a esse tipo de consumidor, pois hoje o cliente está com mais voz para pedir e exigir. Por isso, atente-se, pois a concorrência está maior com a chegada do consumidor 5.0, com muitos canais para pesquisar produtos e serviços. Isso quer dizer que ele não é influenciado com facilidade.

A maioria desses consumidores faz parte da geração Y e Z, e já nasceram no meio digital, então estão muito confortáveis usando a tecnologia, como smartphones, para suas compras.

Se para as gerações passadas a internet é fonte de pesquisa e conhecimento, para o consumidor 5.0 a tecnologia também funciona como um meio de adquirir bens e produtos. 

Como atingir o consumidor 5.0?

O consumidor 5.0 espera muito mais do que uma troca comercial com as empresas. Desejam uma relação próxima, de maneira que esse relacionamento gere uma ótima customer experience. Para esse grupo, uma boa experiência é muito mais importante do que adquirir um bom produto.

Para conseguir atrair, conquistar e fidelizar o consumidor 5.0, a empresa precisa verificar se as suas estratégias de marketing estão sendo veiculadas nos canais de comunicação corretos — em sua maioria no ambiente virtual. O uso de dados para identificar as necessidades, o que a audiência está falando sobre a marca e fazer mudanças rápidas é essencial para atingir os resultados desejados.

Para isso, é importante entender qual linguagem é usada pelo seu cliente, de modo a conseguir se aproximar dele e criar uma conexão. Além disso, também é preciso estar disponível em diversos canais de comunicação para que o consumidor 5.0 consiga solucionar suas dúvidas e problemas de forma fácil e rápida.

O grande segredo para isso é estar conectado a muitas pessoas, mas não se comunicar em massa com eles. É necessário conversar e se envolver individualmente. Dessa forma, é possível gerar uma melhor experiência para o consumidor 5.0 e garantir que a empresa está executando uma estratégia com foco nas necessidades do seu cliente.

Esteja disponível 

Como dissemos, o consumidor 5.0 não quer apenas ser atendido no horário comercial e em um único canal. É preciso oferecer opções e estar disponível, desde e-mail, redes sociais, WhatsApp, Apple Business Chat e diversos outros canais digitais

Lembre-se: é importante estar onde o seu público está.

Isso não significa apenas ter um perfil em todas as redes e canais, mas de fato entender as particularidades do seu consumidor e setor para oferecer aquilo o que ele espera e atingir de forma eficaz.

E, mais do que estar presente, é preciso conseguir oferecer atendimento e suporte em todos os canais, afinal, o cliente pode entrar em contato com a empresa às 9h da manhã ou às 3h da madrugada, certo?

Para isso, é importante investir em tecnologia e automatizações e contar com chatbot para atender o seu cliente. Com esse tipo de robô sua empresa fica disponível 24h por dia, 7 dias por semana e faz o primeiro contato com público, nunca o deixando sem respostas.

🧍‍♂️ Invista na experiência

Para engajar e fidelizar esse cliente é preciso oferecer experiências diferenciadas em todos os pontos da jornada do cliente. É necessário conhecer o seu cliente, definir seus pontos de contato e ações para existirem estratégias pensadas para seus momentos.

Oferecer experiência é também sobre ser omnichannel, ou seja, conseguir manter o contexto e satisfação do consumidor durante todas suas interações e jornadas, em quaisquer que sejam seus pontos de contato.

📢 Ouça seu cliente e peça feedbacks

O consumidor 5.0 quer se sentir importante e ouvido pela empresa, portanto, coletar feedbacks é essencial para o relacionamento. Peça por sua opinião, demonstre sua importância e claro, utilize o que foi coletado na prática.

Não basta utilizar os feedbacks para alimentar planilhas, é preciso entender os erros da empresa e dos processos, coletar os pontos de melhorias e atuar para otimizações. Ao perceber mudanças e atualizações em seus procedimentos, o cliente valorizará ainda mais o seu negócio.

Olhar para o perfil do cliente e entender onde ele está, quem ele é e o que ele espera é essencial para traçar estratégias que tenham a ver com o real momento e necessidade de suas pessoas.

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