Após uma longa experiência na área de Logística na UPS, maior empresa de entrega de pacotes do mundo, e na área Comercial da Premium, empresa Argentina líder no segmento de produtos corporativos no Brasil, o Rafael iniciou uma longa jornada no setor comercial em 2008.

Fast Shop

Em 2008, ele começa no digital na Fast Shop, saindo da área de B2B/Vendas Corporativas para a área de e-Commerce.

Seu grande desafio era criar canais de vendas online além do e-commerce da Fast.

Assim, o Rafael atuou na criação do Fast Club, o canal de benefícios da Fast Shop, com mais de 100 lojas B2E’s fechados para públicos segmentados. Foi um sucesso incrível de vendas e rapidamente já era o canal de maior retorno percentual da empresa.

Na sequência, trabalhou na criação da Fast Incentivos, canal de programas de loyalty, feitos e administrados pela Fast.

Walmart.com

Em 2012, foi para o Walmart.com e buscou acelerar os canais online.

Implementou 6 tipos de canais de vendas online diferentes (Loyalty Acúmulo, Loyalty Resgate, B2B2C, White Label/ Full commerce, B2E e por último o Marketplace).

Os canais cresceram rapidamente e representavam boa parte do faturamento da empresa. No Marketplace, ele era o responsável pela negociação de grandes sellers e nos demais canais era encarregado por toda gestão comercial e operacional dos canais.

Groupon

Na sequência, aceitou o desafio de ir para o Groupon para somar na mudança do modelo de negócio de compras coletivas para marketplace. Era o responsável comercial (e depois operacional) pelo marketplace de produtos (Goods).

Empreendedorismo

Com a venda das operações do Groupon Brasil, resolveu tentar algo diferente, empreendendo em diferentes frentes no digital:

  • criou sua própria marca de produtos infantis com vendas exclusivamente online;
  • abriu uma empresa de consultoria em e-commerce;
  • desenvolveu uma agência de licenciamento de marcas.

Foram experiências incríveis que alavancaram seus conhecimentos e criaram um olhar 360 para os negócios.

Synapcom

Recebeu o convite para trabalhar na área de novos negócios/business development da Synapcom, empresa de full commerce que começava a crescer e despontar com uma grande empresa.

Sua missão era trazer as empresas (em especial, a indústria) para o digital, oferecendo a solução end to end dos serviços de e-commerce.

Foram inúmeros projetos (B2C’s, B2B’s, B2E’s, Marketplaces, Loyalties, etc.) implementados para diferentes grandes empresas.

Na sequência, assumiu a área de Marketplace, canal de venda com maior crescimento da empresa, que rapidamente se transformou no canal de maior faturamento/GMV.

Implementou visões e sistemas de gestão novos (exemplo: visão histórica e unificada da reputação dos clientes nos diferentes canais de marketplace) e análises disruptivas e inéditas no business (exemplo: provisão/apuração financeira completa, considerando todas as variáveis comerciais).

Essa nova maneira de administrar marketplace, a venda online mais complexa que existe, foi inovadora e, na recente aquisição da Synapcom feita pela InfraCommerce em 2021, fez com que a estrutura de Marketplace da Synapcom seguisse como a responsável pela unificação dos serviços das empresas recém compradas pela InfraCommerce (Synapcom e Tatix).

O Rafael liderou a unificação da área de Marketplace dessas empresas com duas grandes frentes de trabalho (Marketplace In e Marketplace Out) com quase uma centena de profissionais.

Social Digital Commerce

Como próximo passo da sua carreira, ele assumiu a diretoria de novos negócios da Social Digital Commerce na Europa.

Sua missão será desbravar um novo mercado e, além de implementar os serviços de e-commerce no velho continente, algo ainda inédito lá, também abrir um novo mercado para os clientes da Social no Brasil.