Mesmo com a retomada das atividades presenciais, a venda online é um nicho que cresce a passos largos.  O varejo alimentar é um dos segmentos que apresenta uma das maiores taxas de crescimento de vendas online.

Em 2021, a categoria de bebidas e alimentos cresceu 107% na comparação com 2020, de acordo com a pesquisa Webshoppers 45, da NielsenIQ|Ebit.  Novos players surgem diariamente pegando carona na nova tendência e oferecendo formatos alternativos para entregas rápidas e programadas, gerenciamento de estoque em tempo real e uma super proximidade.

No embalo dessa digitalização, novas tecnologias surgem gerando valor em torno da cadeia de suprimentos e destravando o varejo cada vez mais. O uso do digital e de análises avançadas permitem que o desenvolvimento destas capacidades atenda melhor as necessidades do consumidor e aprimore sua experiência.

De acordo com o estudo realizado pelo IDC e encomendado pela Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel, em média 82% das pessoas na América Latina compraram online desde o início da pandemia. O Brasil está no topo do ranking, tendo 88% das pessoas comprado online – esses consumidores dão preferência para alimentos, roupas e eletrodomésticos.

Em outro estudo realizado pela Mckinsey, 84% dos pesquisados disseram que compram em lojas físicas, 76% no online com entrega em casa, seguidos por uma parcela de 27% que compram online com coleta em pick up point e, por fim, 24% que utilizam compra online com coleta na loja.

 

Principais desafios de lojas físicas na digitalização

A 7ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp, mostrou que, em 2021, o comércio online chegou a 1,59 milhão de sites, número que representa 6% do varejo brasileiro. Se for analisar o número existente de lojistas no Brasil, o e-commerce ainda tem muito espaço para crescimento. São quase 6 milhões de varejistas que ainda não vendem online.

O consumidor acredita que a loja física tem um papel relevante porque proporciona a experiência do contato com o produto antes de ser comprado.  Porém, essa jornada precisa ser ampliada e adequada aos novos tempos. Enfrentar longas filas nos caixas, não ter variedade de produtos e promoções atrativas são fatores para deixar uma loja física vazia.

Alguns dos principais desafios encontrados pelo varejo físico que ainda não se digitalizou passam pela falta de uma cultura de inovação, desconhecimento de ferramentas tecnológicas para gerir suas operações, falta de equipe para atender aos diversos canais de contato com cliente e a ausência de uma estratégia específica para as vendas online.

 

Confira como iniciar a transformação digital:

  • Adotar uma cultura digital;
  • Automação e/ou abertura de novos modelos de gestão;
  • Nova arquitetura de tecnologia;
  • Uso de dados;
  • Comunicação digital e personalizada;
  • Adotar omnichannel e/ou novos canais de venda;
  • Omnicanalidade e/ou integração dos dados em todos os canais.

 

Humanização faz toda diferença no e-commerce

Parece estranho juntar as palavras automação e humanização, mas é possível. Com a alimentação em casa ganhando um lugar cada vez mais importante na rotina das pessoas, o varejo alimentar tem oportunidade de expansão cada vez maior.

Porém, é preciso inovar e se adaptar à nova realidade de consumo dos brasileiros, que buscam cada vez mais segurança na hora das compras. A tendência é cada vez mais o e-commerce se consolidar como atividade em que o dispositivo móvel funcione como uma das principais ferramentas. Nesse sentido, é importante lembrar que a humanização das lojas online é, de fato, umas das principais exigências desse mercado.

Melhorias relacionadas a uma navegação mais intuitiva nos canais digitais, rastreamento de pedidos, atendimento rápido, disponibilidade de produtos, confiança na loja e nos canais de comunicação, preços mais atrativos e programas de fidelidade são elementos que ajudam o consumidor digital a ter uma experiência única.

Trazer características sob medida aos canais da jornada de compra e entender como se relacionar com o cliente de forma humanizada é acertar na estratégia e não perder espaço para os concorrentes.

A humanização do e-commerce deve ser pensada e executada de maneira estratégica. Ter uma empresa especializada na gestão dos processos de operação de toda a cadeia é um diferencial.

A Social Digital Commerce conta com inúmeras soluções para alavancar o atendimento da sua loja online, além de ter tecnologia de ponta, profissionais especializados em logística e sistemas operacionais de gestão mais modernos do mercado. Entre em contato conosco e vamos conversar!