A partir de setembro muitas datas importantes devem aquecer as vendas no varejo, a começar pelo Dia do Cliente (15/09), seguido do Dia das Crianças (12/10), Copa do Mundo (20/11), Black Friday (25/11), Natal e Ano Novo.

Não há dúvidas de que o e-commerce continuará obtendo altas no crescimento das vendas como temos visto nos últimos semestres. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o setor pode fechar o ano de 2022 com uma receita líquida de até R$ 165 bilhões.

Aliás, um tema pertinente para o atual momento é investir na crescente demanda por múltiplas opções de meios de pagamentos. Com os clientes cada vez mais exigentes, uma tendência importante para os próximos anos na jornada de compras on-line do consumidor é tornar a experiência cada vez mais otimizada, fluida e unificada, o que inclui as formas de pagamento.

Nesse artigo iremos abordar os pagamentos digitais que crescem de forma acelerada e começam a substituir o uso das cédulas de papel e das moedas.

Uma pesquisa global da VISA Back to Business mostra que 97% dos consumidores brasileiros irão continuar usando pagamentos digitais muito mais do que utilizaram em 2021. Cerca de 58% das pequenas empresas brasileiras disseram que já operam ou que pretendem operar sem o dinheiro em espécie a partir dos próximos meses. 50% dos consumidores afirmam na pesquisa que pretendem abandonar o uso de cédulas e moedas.

 

O dinheiro físico vai sumir?

Ainda é cedo para afirmar se o dinheiro físico vai simplesmente desaparecer. Mas, especialistas afirmam que a tendência é que ele seja substituído por pagamentos digitais.

Não estamos falando de apenas uma forma de pagamento, mas de outros formatos emergentes que devem impactar o e-commerce, como, por exemplo, consolidação do Pix, as e-wallets (carteiras digitais), os contactless (pagamentos via biometria ou reconhecimento facial), m-commerce (via dispositivos móveis), moedas digitais e criptomoedas.

 

Como garantir segurança e experiência na jornada de compra?

Para que o consumidor tenha uma excelente experiência de compras, as empresas precisarão investir cada vez mais em estratégias bem definidas de verificação de identidades e prevenção de fraudes com objetivo de manter o cliente confiante na plataforma de consumo.

Uma pesquisa realizada no primeiro semestre deste ano pelo Capterra, plataforma de comparação de software, com 1.024 pessoas de várias regiões do Brasil, apontou que 58% dos respondentes disseram que têm medo de golpe e 48% disseram que não se sentem confortáveis compartilhando seus dados pessoais.

As empresas estão entendendo que diversificar os modelos de pagamentos, oferecendo agilidade, transparência e segurança, são fatores primordiais para fidelizar o cliente.

Mesmo que uma venda seja aprovada em segundos, existe uma série de verificações complexas por trás, que garantem a idoneidade e a confiança daquela compra. Nesse processo, entra a inteligência artificial e a análise de dados daquele modelo de negócio (e-commerce e seus clientes) para avaliar se o cartão de crédito do titular, por exemplo, não foi clonado ou roubado. O antifraude faz diversas verificações para garantir que aquela compra é segura.

 

Como diminuir a alta taxa de abandono de carrinho?

Mas, nessa jornada de compras, existem diversos fatores que ainda desafiam os empreendedores digitais, entre elas a alta taxa de abandono de carrinho, ou seja, o momento final de uma venda pode não acontecer.

Nas compras on-line essa taxa é maior que em lojas físicas e está ligada a uma série de fatores que têm relação com frete alto, formulários complexos e demorados, valor do pedido não é suficiente para o frete grátis, desconfiança do site de vendas, instabilidade do sistema, falhas técnicas e, sim, meios de pagamentos limitados.

Para não frustrar o seu cliente no momento de concluir a compra, confira nossas seis dicas para converter o carrinho de compras abandonado em uma compra efetuada:

  1. Tente oferecer fretes grátis e rápido;
  2. Aposte na estratégia remarketing;
  3. Otimize o checkout do seu site;
  4. Mostre depoimentos de clientes;
  5. Ofereça um FAQ e atendimento on-line ao cliente;
  6. Amplie seus meios de pagamentos.

E o seu negócio, já está preparado para as tendências dos meios de pagamentos digitais? A Social Digital Commerce conta com inúmeras soluções para implantar diversos meios de pagamentos da sua loja on-line, além de ter tecnologia de ponta, profissionais especializados em logística e sistemas operacionais de gestão mais modernos do mercado. Entre em contato conosco e vamos conversar!